segunda-feira, 5 de abril de 2010

QUANTO MAIS É MELHOR?!

Sólidas evidências científicas

Os estudos científicos realizados nas últimas décadas mostram que a qualidade de vida de pessoas de todas as idades pode melhorar com a participação contínua em atividade física moderada e exercícios. Além do mais pode reduzir os riscos de desenvolver doença coronariana, hipertensão, alguns tipos de câncer e diabetes tipo 2.
Exercitando-se todos os dias nota-se melhora no bem-estar mental além de se obter uma função muscular saudável ao longo da vida. Alcançar a meta necessária para se ter os benefícios de uma vida mais saudável não é tarefa difícil do ponto de vista de execução.

Acontece que somente 48% por cento de todos os adultos americanos atualmente fazem 30 minutos de exercícios de intensidade moderada por dia, pelo menos, 5 dias/semana,de acordo com o Centro de Controle de Doenças americano (2005). Aqui no Brasil será que temos estes patamares? De cada 2 mal chega a um quem faz a atividade física indicada. Se pensarmos no banho, seria como se um pouco mais da metade da população adulta americana não tomasse banho, rotineiramente.

Dados do censo brasileiro mostram que 29% dos brasileiros acima de 14 anos são considerados sedentários e apresentam dificuldades na execução de pelo menos uma atividade física. https://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2010/4/1/restricao-de-mobilidade-afeta-29-da-populacao No Brasil, ainda segundo o Censo, dados de 2008, somente 28% dos acima de 14 anos referem prática de exercício físico. Folha de S

Esta situação representa um grande desafio para a população em geral e também para os educadores físicos, “personal trainers” ou treinadores pessoais, profissionais de “fitness” ou condicionamento e também para os profissionais de saúde. Vencer o grande desafio é estabelecer estratégias que forneçam NOVAS ABORDAGENS PARA MOTIVAR AS PESSOAS a melhorar o seu bem estar, estabelecendo como rotina a prática da atividade física e do exercício físico. Os benefícios significativos para a saúde podem ser obtidos através da inclusão de quantidades moderadas de atividade física de preferência todos os dias da semana que se somam ao longo da semana. Não é necessária a realização do exercício de uma só vez e apesar do parcelamento há benefícios. E quanto mais melhor? Deslumbrados com os resultados da necessidade de pequenas parcelas de exercícios físicos, os pesquisadores até ficaram com a impressão que não haveria vantagens em aumentando a dose do remédio. Atualmente verificou-se que quando se tem programas de condicionamento envolvendo progressivamente intensidade crescente de exercícios, os resultados mostram mais benefício cardioprotetor, difundindo a idéia de quanto mais melhor para o coração
Cada dia mais se compreende a maneira pela qual os níveis de atividade física podem positivamente afetar as funções cardiovascular, osteomuscular, respiratória e endócrina, além da saúde mental.
Tanto para homens como para mulheres que fazem a maior parte da atividade física necessária há uma redução do risco relativo em 20% a 35% para todas as causas de morte, incluindo doenças cardiovasculares. Um aumento no gasto de energia para cerca de 1000 quilocalorias de atividade física por semana (isto é equivalente a andar uma hora em cinco dias da semana) está associado a um benefício sobre a mortalidade de cerca de 20%. De uma perspectiva diferente, outro estudo mostrou que mulheres de meia-idade fisicamente inativas que fizeram menos de 60 minutos de exercício por semana têm um aumento de 52% para todas as causas de mortalidade. Os cientistas referem ainda que as pessoas que estão condicionadas, mesmo quando acometido de um ou mais fatores de risco para doenças cardiovasculares (como hipertensão, doença pulmonar obstrutiva crônica, diabetes, tabagismo, IMC elevado, níveis elevados de colesterol) tem também um menor risco de morte prematura do que seus colegas sedentários.
Além disso, parece que há um efeito gradual INDIRETO (ou inverso) para aqueles que estão envolvidos em mais atividade física (por exemplo, mais horas/semana) e sua redução de risco de morte associados a todas as causas de mortalidade. Pode-se dizer que há provas irrefutáveis da eficácia positiva da atividade física regular na prevenção primária e secundária de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, obesidade, doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer, depressão e osteoporose. E parece mais do que claro que há uma associação linear de aumento da atividade física e melhor estado de saúde, ou seja, mais exercício, mais saúde.
Atividade física e exercício físico são remédios absolutamente essenciais para o alcance e manutenção de um estado saudável. Há como comparar a eficácia de um medicamento antihipertensivo com a eficácia deste remédio. Você sabe o resultado que se pode esperar...Melhor sem medicamento.

Swain, D.P. and Franklin, B.A. (2006). Comparison of cardioprotective benefits of vigorous versus moderate intensity aerobic exercise. American Journal of Cardiology, 97: 141-147.





Nenhum comentário:

Postar um comentário