segunda-feira, 26 de abril de 2010

FORMULARIO TERAPÊUTICO NACIONAL



A Politica Nacional de Medicamentos (PNM) e a Politica Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF) estabeleceram as estratégias para possibilitar o uso racional e medicamentos e o acesso a medicamentos a todos os cidadãos brasileiros.


Organizar um serviço nacional de tamanha monta exige um grande esforço. Para que prescritores, dispensadores, administradores e usuários de medicamentos possam atuar multiprofissionalmente na pomoção do uso racional de medicamentos várias atividades, projetos e programas forma desenvolvidos. Um deles diz respeito à atualização constante da RENAME, para assegurar sempre que profissionais de saúde e gestores possam estar cientes da eficácia, segurança dos medicamentos. A RENAME tem como base a lista da OMS que sugere através da Lista Modelo de Medicamentos Essenciais (LMME) uma relação de medicamentos essenciais. A partir desta RENAME uma Comissão Nacional elaborou um Formulário Terapêutico Nacional, nosso primeiro FTN.


Formulário Terapêutico Nacional (FTN) é um formulário de medicamentos com a chancela do Ministério da Saude.
Praticamente todos os países que possuem um sistema organizado de uso de medicamentos possui um Formulário Terapêutico Nacional.
A versão pdf do FTN estáno endereço: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/FTN.pdf
Alguns Formulários Terapêuticos são reconhecidos mundialmente e podem ser facilmente acessados. Um deles é o British National Fomulary (BNF). Também você tem acesso ao material do Food and Drug Administration (http://www.fda.org/) ou monografias e informações sobre medicamentos aos pacientes estão disponíveis no site do http://www.drugs.com/ . Não há falta de informações. Um dos problemas é saber selecionar material de qualidade e outro é conhecer a língua inglesa o suficiente para utilizar fontes insetimáveis de informações.

Formulário Terapêutico Nacional
O Formulário Terapêutico Nacional 2008 (FTN) é uma publicação que dará subsídios aos profissionais de saúde no momento de recomendar aos pacientes o uso dos medicamentos essenciais (medicamentos mais comuns para as doenças da população). O livro apresenta informações embasadas em evidências cientificas.A publicação contém informações sucintas e objetivas, entre elas: indicação, contra-indicação, precauções, efeitos adversos, interações medicamentosas, armazenamento e orientações específicas direcionadas aos profissionais de saúde. Ele tem estrutura e formato impressos que favorecem uma consulta rápida e objetiva. Além disso, o livro vem com um CD multimídia com sistema de busca que facilita a pesquisa das informações sobre os fármacos.Os medicamentos que fazem parte do FTN são os mesmos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename). O FTN é elaborado por uma Subcomissão da Comissão Técnica e Multidisciplinar de Atualização da Rename (Comare), constituída por membros de instituições brasileiras, com renomada experiência profissional e acadêmica. A Comare realiza periodicamente a revisão e atualização da Rename, com base em evidências científicas e nas necessidades de assistência à saúde da maioria da população.Na primeira edição, foram distribuídos 50 mil exemplares do formulário em formato bolso pelo Brasil. O material foi entregue às 28.800 equipes do Programa Saúde da Família, além de gestores (estaduais e municipais), profissionais de saúde, conselhos de classe, farmácias populares, dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário