domingo, 16 de maio de 2010

DOENÇAS RESPIRATÓRIAS

Com a chega do frio algumas doenças são mais comuns. As doenças respiratórias são as que mais aparecem porque o sistema respiratório é o mais afetado pelo frio. Ao respirarmos em tempomais frio, exige-se mais do organismo e os componentes do aprelho se tornam mais susceptíveis às doenças.

Veja quais são elas


DOENÇAS
O que é
Sintomas
Agentes causadores
Prevenção
Complicações
Tratamentos

ALERGIA

O que é
A alergia é uma "resposta imunológica exagerada", ocorre quando organismo reage com exagero a substâncias estranhas. Em geral, pode ser de natureza genética. Outras vezes reação a substâncias estranhaspresentes nos medicamentos.

Sintomas
As alergias típicas do inverno são as respiratórias, e seus sintomas são a tosse, a coriza e a coceira nos olhos, na garganta e, muitas vezes, na pele.

Agentes causadores
Os causadores das alergias variam muito: podem ser alimentos, tecidos, pêlos ou penas de animais, poeira, mofo, pólen etc. No inverno, os mais comuns são o mofo e a poeira.

Prevenção
A primeira providência é descobrir a fonte da alergia, que deve ser diagnosticada por um médico especialista em alergias. Depois, é preciso encontrar meios de ficar longe do agente causador da alergia.
Desconforto, anafilaxia, aumento da incidência de otite média em crianças.
Devem ser sempre prescritos por médicos, e podem incluir medicamentos antialérgicos, cortisona e, em alguns casos, "vacinas" que dessensibilizam o organismo. Não se automedique.

AMIDALITE

O que é
Inflamação das amídalas, responsáveis por filtrar pela boca possíveis infecções para o resto do corpo.

Sintomas
Causa dor de garganta, febre, mau hálito e gânglio no pescoço.

Agentes causadores
Pode ser causada por vírus ou por bactérias.

Prevenção
Água gelada, andar descalço, tomar chuva, não trazem a doença, mas são fatores que podem produzir variações de temperatura, estabelecendo um melhor terreno para a instalação da bactéria.
Se for bacteriana não tratada traz algumas complicações secundárias, como febre reumática ou "reumatismo no sangue" que lesa o coração gravemente e até outros órgãos. Também surdez, problemas nos rins e no coração.
Anti inflamtórios, anti térmicos e analgésicos. Antibióticos se infeccão bacteriana. Se vírus, não se trata com antibióticos. Em crianças, fazer gargarejo de uma solução com uma pitada de sal em 1/2 copo de água morna. Bebidas mornas, como chás (+mel) e sopas, alimentos macios, ajudam na alimentação, apesar da dificuldade para engolir.

ASMA

O que é
A asma (também conhecida como "bronquite asmática" ou "bronquite alérgica") é uma doença que congestiona os brônquios, impedindo que o ar chegue até os pulmões. Pode ser causada por diversos fatores, e ocorre em cerca de 10% da população brasileira, sendo mais freqüente nas crianças.

Sintomas
Os principais sintomas da asma são a falta de ar e o "chiado" na respiração. A asma pode causar enfisema pulmonar e morte por insuficiência respiratória.

Agentes causadores
A asma pode ser causada por uma reação alérgica ou por infecção das vias respiratórias.

Prevenção
Ficar longe dos agentes alérgicos e, em casos mais graves, tomar a medicação preventiva, prescrita pelo médico.
Pode levar em certos casos, à asfixia e, portanto à morte. No Brasil, a asma mata cerca de 2 mil pessoas por ano, logo, trata-se de uma doença que deve ser levada a sério. Se não tratada, pode causar enfisema pulmonar.
Os tratamentos de emergência só podem ser dados por médicos, e incluem a famosa "bombinha", a nebulização e medicação.

BRONQUITE

O que é
É uma reação inflamatória dos brônquios que impede o ar de chegar aos pulmões.

Sintomas
Catarro, tosse seca e com chiado. Com o agravamento, há tosse com escarros, dor atrás do osso do peito, fadiga, mal-estar geral e febre.

Agentes causadores
Os causadores da bronquite podem ser alergias, irritações causadas pela fumaça ou pelo fumo, infecções respiratórias ou agentes ambientais, como a neblina.
Não se deve fumar ou permanecer em ambientes poluídos.
A doença pode progredir para uma pneumonia.
O tratamento depende da causa da bronquite, e só pode ser prescrito por médicos. Em geral, é feito com expectorantes (para eliminar o catarro), inalação e, no caso de haver uma infecção, com antibióticos.

FARINGITE

O que é
A faringite é uma inflamação da faringe (área da garganta que está situada entre as amígdalas e a laringe). A doença pode tanto ser o primeiro sintoma de um simples resfriado quanto de um problema mais grave, como uma virose chamada mononucleose, muito comum em crianças.

Sintomas
Os sintomas da faringite são a sensação de "garganta arranhada", febre, pus na garganta, dor de ouvido e dificuldade para engolir.

Agentes causadores
A faringite que acontece subitamente, também chamada de "faringite aguda", pode ser causada por bactérias ou por vírus. Já a faringite que dura um longo tempo, chamada de "faringite crônica", ocorre quando uma infecção se "espalha" de outro lugar (como o nariz) para a faringe.
Não fumar, não permanecer em ambientes poluídos, não dividir copos e talheres.
A doença pode evoluir para infecções mais graves, como a meningite.
Deve ser prescrito por um médico, e inclui analgésicos, pastilhas, anti-térmicos e, eventualmente, antibióticos.

GRIPE

O que é
A gripe é uma doença muito contagiosa que ataca as vias respiratórias (nariz, garganta e pulmões) e é causada por um vírus chamado Influenza. Não existe remédio para curá-la, mas sim para aliviar seus sintomas. Se não houver complicações, tende a passar sozinha.

Sintomas
Febre alta, dores musculares e articulares, dores de cabeça e inflamação dos olhos.

Agentes causadores
Vírus Influenza, que é transmitido pelo ar através de gotículas de saliva.
A melhor prevenção contra a gripe é tomar a vacina todos os anos, pois o vírus é mutante, aparecendo de forma diferente a cada ano. Mas também é possível preveni-la melhorando as defesas do corpo através do calor e da boa alimentação. Por ser uma doença muito contagiosa, deve-se evitar a permanência em ambientes fechados. Saiba mais sobre a vacina.
Habitualmente sem maiores conseqüências, a gripe pode ser grave, principalmente para as pessoas idosas ou debilitadas por doenças crônicas. Pode evoluir para pneumonia e para a meningite, além de graves infecções respiratórias, o que pode levar o paciente
Deve ser prescrito por um médico, e inclui repouso, boa alimentação e remédios para aliviar os sintomas, como analgésicos, anti-térmicos, descongestionantes (com cuidado, não dar para crianças os de adultos).

LARINGITE

O que é
É a inflamação da laringe (região da garganta onde estão as cordas vocais). Trata-se de uma doença que pode aparecer sozinha, ou também ser um sintoma de bronquite, pneumonia e de outras infecções respiratórias.

Sintomas
A laringite não causa muita dor, mas provoca rouquidão e tosse seca. Em geral, a voz do doente vai enfraquecendo ao longo do dia.

Agentes causadores
Os causadores da laringite podem ser vírus, bactérias e agressões ambientais como bebidas muito geladas.
Não fumar, não tomar bebidas geladas, não compartilhar talheres e copos, repusar a voz, dormir bem, não gritar.
Progredir para infecções maiores (como a meningite) ou provocar graves problemas na voz.
Devem ser prescritos pelo médico. Podem incluir desde o repouso até o uso de antibióticos.

MENINGITE

O que é
A temida meningite é uma inflamação das "leptomeninges", isto é, das membranas que recobrem o cérebro e a medula espinhal. A doença pode ter diversas causas, mas é sempre uma infecção gravíssima, que exige acompanhamento médico permanente.

Sintomas
Febre alta, pescoço enrijecido, náuseas e dores de cabeça.

Agentes causadores
A meningite pode ser causada por vírus ou bactérias, muitas vezes em decorrência de gripes não tratadas. Ela também pode ser provocada por fungos ou parasitas. Dependendo da origem, pode causar surtos e epidemias
Tratar com atenção gripes e infecções de garganta e respiratórias. Em caso de surto, seguir as recomendações das autoridades de saúde.
Seqüelas cerebrais e morte.
Hospitalização e antibióticos.

OTITE

O que é
A otite é a famosa dor de ouvido, muito comum em crianças. Em geral acontece por causa da migração de vírus e bactérias que infectam a garganta

Sintomas
Dor de ouvido, vermelhidão, febre causada por uma infecção viral ou bacteriana.

Agentes causadores
As bactérias se multiplicam devido a secreções no local.
Proteger ouvido tanto do frio, ventos e de excesso de umidade.
Pode evoluir para infecções
Antibióticos somente se for infecção bacteriana.

PNEUMONIA

O que é
A pneumonia é uma infecção aguda que pode atingir os pulmões inteiros ou em partes. Certas variedades de pneumonia pioram rapidamente e requerem hospitalização do paciente para realizar um tratamento com antibióticos, oxigênio e líquidos endovenosos.

Sintomas
Os sintomas da pneumonia são a tosse com escarro, a dor no tórax, a febre alta, os calafrios, o suor e a palidez. Quanto maior for a área dos pulmões afetada, mais fortes serão os sintomas.

Agentes causadores
Em geral, a pneumonia é conseqüência de alguma infecção das vias respiratórias (bronquite, resfriado, gripe etc.) causada por vírus e/ou bactérias.
Não fumar, tratar com atenção as doenças respiratórias, evitar ambientes fechados e repousar muito em caso de gripe ou bronquite forte.
Abscessos de pus, cistos contendo ar nos pulmões e derrame pleural (acúmulo de pus no espaço que envolve os pulmões), podendo levar o paciente à morte
Deve ser prescrito pelo médico, e pode incluir desde antibióticos até a hospitalização.

RESFRIADO

O que é
O resfriado é uma infecção leve das vias aéreas superiores (nariz e garganta). Não existe remédio para curá-lo, mas apenas para amenizar os sintomas. Se não houver complicação, tende a passar sozinho.

Sintomas
Coriza, espirros e febre baixa.

Agentes causadores
Pode ser causado por alergias, vírus ou bactérias.
Evitar o frio e as bebidas geladas, não permanecer em ambientes fechados, não compartilhar talheres.
Pode evoluir para rinites, gripes e infecções respiratórias mais graves..
Repouso, líquido e boa alimentação. Se necessário, podem ser administrados analgésicos, anti-térmicos e vitaminas, mas só depois de consulta médica.

RINITE

O que é
A rinite é uma inflamação não contagiosa das mucosas do nariz, que aparece de forma recorrente e atinge cerca de 30% da população. Ela quase sempre é causada por alergias ou por reações à fumaça e outros agentes ambientais.

Sintomas
Nariz escorrendo, coceira nos olhos, no nariz e na boca, espirros e, às vezes, um pouco de febre.

Agentes causadores
Pode ser provocada por reação alérgica à poeira, a produtos químicos, aos cigarros etc., e também pode ser causada por reações a remédios, malformações da parte interna do nariz etc.
Evitar permanecer por muito tempo em locais fechados, não fumar, não ficar perto de lugares recém-pintados, ficar longe do mofo e, em caso de repetição freqüente, procurar algum tratamento preventivo prescrito pelo médico otorrinolaringologista.
A obstrução nasal da rinite pode causar outras conseqüências, como problemas de sono e roncos, desalinhamento dos dentes, infecções de ouvidos e sinusites.
O tratamento da rinite deve ser prescrito por um médico, e pode incluir antialérgicos, descongestionantes, analgésicos e anti-térmicos.

SINUSITE

O que é
A sinusite é uma inflamação não-contagiosa da parte interna dos seios da face, e que, em geral, se repete de forma recorrente.

Sintomas
Nariz congestionado, dor de cabeça, febre, tontura e mal estar.

Agentes causadores
A sinusite pode ser provocada por reações alérgicas, por viroses ou por infecções bacterianas.
Em primeiro lugar, evitar o contato com os causadores de alergias. Mas também é preciso tratar de sintomas como a coriza quando estes ainda estão começando, para evitar a crise.
Agravamento do problema (sinusite crônica) e infecções respiratórias mais graves.
O tratamento da sinusite depende da causa e da gravidade do problema. Deve ser recomendado pelo médico, e pode incluir descongestionantes, analgésicos, anti-térmicos, antibióticos e até cirurgias, dependendo da gravidade do caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário